arte & cultura

Casa Atellani

A Casa Atellani, no centro de Milão na frente da Igreja Santa Maria Delle Grazie (onde se localizza a Última Cena), pertenceu a una nobre família de diplomáticos e cortesãos, originários da região da Basilicata no sul do País. A casa nos transporta à corte dos Moro e Sforza, senhores de Milão em 1400, sendo um dos centros da vida social e frequentada pela nobreza da época.
O seu jardim abriga até os nossos dias as vinhas de Leonardo Da Vinci, um grande amante do vinho que fez crescer aqui as suas videiras.

Leonardo Da Vinci passou grande parte da sua vida em Milão (1482-1499), convidado pelo Duque Lodovico Sforza. Além de dar abertura para que trabalhasse na área que lhe desse prazer pintado a Última Cena, o Duque presenteou nosso Leonardo com um vinhedo.

o jardim onde se localiza o vinhedo

Os Atellani foram forçados a vender a casa por volta do século XVII que posteriormente foi palco da história de três famílias: os Taverna, os Pianca e Martini de Cigala.

Ao longo dos anos, a suntuosidade do passado da Casa Atellani começou a desmoronar, bem como a fachada da casa, que começou a mostrar as primeiras rugas profundas. A casa teve que ser restaurada, e rapidamente. Em 1922 a família Conti, que confiou a obra ao arquiteto Piero Portaluppi, modificou fortemente a aparência, fazendo surgir parte dos afrescos originais e artefatos descobertos nos cinco séculos de vida da casa.

Afresco de um dos tetos

Depois da 2a. guerra, Portaluppi lidou ainda com a restauração, necessária após o bombardeio pesado durante o conflito. Hoje, depois de um cuidadoso trabalho de restauração, a Casa Atellani brilha o esplendor antigo, de um passado glorioso e com a sua majestosa presença conta a época dos senhores de Milão. Vale uma visita!

Interno da Casa

Quando você estiver por aqui, agende sua visita para a Última Cena e, depois, para um bonito passeio nos jardins da casa dos Atellani, onde se encontra o famoso vinhedo.

Endereço: Corso Magenta, 65 – Milão

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *